A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) aprovou o calendário de aplicação de provas do PAES 2021. Devido a pandemia que vivemos, houveram mudanças no formato do vestibular. Antes era composto por duas etapas, agora teremos somente uma.
Da Isenção ao pagamento da taxa de inscrição e as obras literárias
O período de solicitação de isenção de taxa de inscrição dos processos seletivos inicia dia 24 de agosto e vai até 18 de setembro. (Prazo encerrado). O estudante deve acompanhar a publicação no site da isenção para ter conhecimento sobre o resultado. Para saber seu resultado, clique aqui.
As obras “Macunaíma”, de Mário de Andrade; e “Esconderijos do tempo”, de Mário Quintana, serão cobradas no vestibular da UEMA, que será realizado em etapa única por causa da pandemia da COVID-19. Diferente dos seletivos de anos anteriores que haviam três obras, desta vez serão duas.
Do edital e datas de inscrições
O edital com os procedimentos e as normas para realização do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2021, destinado a selecionar candidatos, no limite das vagas ofertadas, foi disponibilizado no dia 26 de outubro de 2020 as inscrições acontecendo entre os dias 02 a 27 de novembro 2020. Para acessar o edital completo, cliquei aqui.
Das provas
As provas do seletivo PAES eram compostas de duas etapas. A 1ª etapa com 60 questões objetivas de múltipla escolha e a 2ª etapa com 12 questões analítico-discursivas e uma produção textual. Em 2021, teremos somente uma etapa que será aplicada em dois dias de prova, em 28 de fevereiro de 2021 para uma parte dos candidatos e em 01 de março de 2021 para a outra parte dos candidatos. Ou seja, cada candidato realizará somente uma única prova, dia 01 de maço ou 28 de fevereiro, composta por 44 questões e uma produção textual.
Para as disciplinas Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola teremos 12 questões. Para as disciplinas História, Geografia, Filosofia, Sociologia teremos 16 questões e para as disciplinas Matemática, Física, Biologia, Química teremos 16 questões
Nem todas as redações serão corrigidas
Para você conseguir usar os pontos da sua redação terá que estar entre o quádruplo de vagas. Veja o que diz o item 12.4 do edital:
“Será corrigida a produção textual do PAES 2021 somente dos candidatos que obtiverem acerto igual ou superior a 11 (onze) nas questões objetivas de múltipla escolha e que forem incluídos até o quádruplo do número de vagas oferecidas por turno, curso e campus“
Mudança nos pesos para o cálculo da nota final
Com a mudança no formato de seleção, teremos somente as questões objetivas e a produção textual.
Antes, a nota final correspondia à média aritmética ponderada da nota de desempenho na prova de múltipla escolha (peso 4), da nota de desempenho na prova analítico-discursiva (peso 3) e na produção textual (peso 3).
Em 2021, a nota final corresponderá à média aritmética ponderada da nota de desempenho nas questões objetivas de múltipla escolha (peso 6) e da nota de desempenho na produção textual (peso 4). Já que, em 2021, não teremos a prova analítico-discursiva (segunda etapa)
O que muda na preparação do candidato?
Com a mudança nos pesos para o cálculo na média final, a preparação do candidato deve ter foco na resolução de questões para aproveitar ao máximo o peso maior dado às questões objetivas.
Podemos esperar um vestibular mais concorrido? Em 2019, houveram 57 113 inscrições válidas. Já em 2020, tivemos 66 746 inscrições válidas, que representou um aumento de 16,8% no número de candidatos de um seletivo para o outro. Assim, estamos com uma tendência de aumento do número de inscritos para o PAES 2021 e o candidato precisa dominar o máximo de conteúdo possível e não pode se dar ao luxo de cometer erros simples.
Com apenas 44 questões, qualquer ponto a menos pode ser decisivo na reprovação do candidato, bem como qualquer ponto conquistado deve ser comemorado e deixará o seu concorrente de cabeça quente.
As questões serão mais difíceis?
Podemos pensar que menos questões na prova implicarão em questões mais complexas, mas isso pode não acontecer neste seletivo, tendo em vista que a produção textual acontecerá no mesmo momento que a resolução das questões objetivas. E se você está pensando em eliminar da sua preparação as questões discursivas anteriores da UEMA, estará cometendo um grande erro.
Por exemplo, em 2019 o conteúdo de Análise Combinatória apareceu somente na 2ª etapa. Já em 2020, esse conteúdo apareceu na 1ª Etapa. Portanto, ainda é fundamental continuar resolvendo as questões discursivas.