Pular para o conteúdo

Estudo, mas não consigo resolver questões

    Este problema afeta muitos estudantes em matemática e há uma saída muito simples para você nunca mais dizer: “Não consigo resolver questões“. Mais abaixo temos um passo a passo bem simples para você aprender a matemática de uma vez por todas.

    Bart-Simpson-Estudando
    Bart não consegue resolver questões

    Vamos apontar soluções práticas para alunos que entendem a aula, mas na hora de resolver questões não conseguem.

    O trabalho de “formiguinha”

    Chamo de “trabalho de formiguinha” o ato resolver as questões mais fáceis e básicas até a exaustão. Quando o conteúdo estiver massificado você poderá seguir para as questões médias, em seguida, para as questões desafiadoras. Veja o esquema abaixo:

    Como aprender a resolver questões de matemática
    Como aprender a resolver questões de matemática

    Portanto, há uma sequência a ser percorrida até você ter plena capacidade para resolver problemas mais complexos. Fica um alerta: evite pular etapas.

    Nem tudo são flores

    Nesse caminho, você enfrentará dificuldades para resolver questões a nível de vestibular e concurso, principalmente com as questões médias e desafiadoras. Quando isso acontecer, se apegue ao material e olhe as respostas aprendendo com elas.

    Daí, volta a te falar que você precisa de um bom material que já venha com as respostas comentadas. Isso evita que você perca tempo apanhando pra uma questão. Lembre-se: antes de olhar as respostas tente fazer cada questão.

    Caso não entenda a resolução, peça ajuda a alguém. Eu sempre digo: “Não há dúvida besta, mas sim o besta que fica com a dúvida”. Você não é besta, né? Então, peça ajuda.

    As ramificações do conteúdo

    No esquema acima retratado pela imagem, uso como exemplo o Teorema de Pitágoras. Note que o conteúdo evolui para questões mais complexas. A parada começa com um triângulo retângulo e termina com duas circunferências.

    Portanto, há uma evolução natural do nível de questões em que você deve acompanhar. O progresso que você espera não está na aula legal do seu professor de matemática, mas sim no maior número de questões que você tiver contato ao longo da tua preparação.

    Aplicando esse ritmo, você será capaz de aprender matemática e conseguir uma nota maior no vestibular da UEMA ou ENEM.

    Veja também: